POLÍTICA ▸ HISTÓRIA

Slogan de Jayme quando eleito ao governo virou nome de bairro na Capital

Pedra 90, o slogan usado por Jayme Campos nas eleições de 1990, quando foi eleito governador pelo PFL (atual DEM), acabou dando nome ao bairro que hoje abriga cerca de 120 mil moradores e é considerado uma das regiões mais distantes do Centro de Cuiabá. Sua fundação, documentada em 1991, ainda no primeiro ano da gestão, resulta de programa habitacional da extinta Cohab, criado para garantir moradias aos trabalhadores das obras do Centro Político Administrativo (CPA) e seus familiares.

Hoje pré-candidato ao Senado, Jayme classifica a fundação do Pedra 90 como um dos grandes orgulhos da sua gestão. Lembra ainda que a ideia de denominar o bairro com o slogan da campanha foi sugerido por correligionários e prontamente acatada.

“É um marca da nossa gestão como governador. Um grande programa habitacional que beneficiou milhares de famílias. Também investi em habitação popular em Sinop, Rondonópolis e outros municípios. Hoje, lembro da eleição de 1990 sempre que ouço falar no bairro”, declarou Jayme ao .

Jayme também considera a eleição de 1990 como memorável. Afirma que obteve a vitória mais expressiva, apesar de ter sido eleito prefeito de Várzea Grande três vezes e senador em 2006. “Ganhei para governador com 66% dos votos, elegi meu irmão Júlio Campos ao Senado com 60% e fiz a esmagadora maioria dos parlamentares. Realmente foi o ano do Pedra 90”.

Na verdade, a coligação de Jayme formada por PFL, PTB, PDS, PL, PTR, elegeu os oito deputados federais. Além disso, garantiu 15 dos 24 parlamentares que formaram a Assembleia.

Slogan

Jayme lembra que o slogan da campanha foi inspirada em uma gíria que estava na moda à época que coincidia com seu apelido Pedra, recebido de familiares e amigos, com o ano da eleição. Segundo o dicionário, Pedra 90 significa pessoa de grande valor, que cumpre com sua palavra. O termo é originária do jogo de Tombola (similar ao bingo), mas com noventa pedras no saco, sendo que a última é a de maior valor.

Comentários