CIDADES ▸ VACINAÇÃO

Secretaria Municipal de Saúde alerta a população sobre a vacinação contra o vírus Influenza H1N1

A Prefeitura de Poconé por meio da Secretária Municipal de Saúde alerta a toda a população poconeana a respeito dos riscos em não vacinar contra a Influenza. A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe do Ministério da Saúde irá até o dia 31 de maio e é realizada em conjunto com secretarias estaduais e municipais de todo o país, o principal objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações que ocorrem em consequência das infecções pelo vírus da influenza nesta população.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral que pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para os sintomas da infecção (crianças menores de 6 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais), o vírus é transmitido de pessoa a pessoa, por meio da tosse ou do espirro e, principalmente, pelo contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas ao se tocar superfícies contaminadas e depois levar a mão ao rosto.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado que são: Influenza A (H1N1); Influenza A (H3N2) e Influenza B, e em poucos casos podem ocorrer manifestações de dor no local da injeção ou endurecimento, além disso, as pessoas que não tiveram contato anterior com os antígenos – substâncias que provocam a formação de anticorpos específicos – podem apresentar mal-estar, mialgia ou febre. Todas estas ocorrências tendem a desaparecer em 48 horas.

Para se prevenir, as pessoas devem ser orientadas a tomar alguns cuidados de higiene como: lavar bem, e com frequência, as mãos com água e sabão; evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies; não compartilhar objetos de uso pessoal e, ainda, cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.

A vacinação está disponível em mais de 60 mil postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) espalhados por todo o país, estes postos estão situados em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no município de Poconé, através do Programa Saúde da Família (PSF). Procure o PSF mais próximo de sua residência entre 07:00h e 11:00h ou pela tarde das 13:00h às 17:00h acompanhado de sua caderneta de vacinação e o cartão sus.

Comentários