CIDADES ▸ POCONÉ

Prefeitura entrega itens e equipamentos para fortalecer atividades de pequenos produtores

Na noite de terça-feira (15/05), a Prefeitura Municipal oficializou a entrega de 02 caminhões Ford Cargo, 01 mini-trator Budny e 50 barracas de feira, destinados para associações de pequenos produtores rurais e feirantes do município de Poconé  (104 km de Cuiabá).

A cerimônia de entrega foi realizada na Praça da Rodoviária e contou com presenças de diversas autoridades municipais e estaduais, dentre elas, o prefeito Tatá Amaral e seu vice Caçamba, secretários e diretores municipais, vereadores, os deputados estaduais Max Russi e Saturnino Masson, o secretário de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários, Corgesio Albuquerque, o assessor do senador José Medeiros, Benedito Lucas, além de lideranças comunitárias e representantes de associações e cooperativas de pequenos produtores rurais, feirantes e centenas de famílias assistidas pelos programas sociais do município.

Os itens irão beneficiar centenas de pequenos produtores rurais que agora terão mais respaldo para o plantio, cultivo, colheita, escoamento e comercialização de seus produtos, bem como, para os artesões e feirantes que trabalham nas feiras das praças da Rodoviária e da Matriz.
Eles foram entregues pelo Governo do Estado ao município de Poconé, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf-MT), e foram adquiridos com recursos oriundos de emendas parlamentares das bancadas estadual e federal.

O prefeito Tatá Amaral e os representantes  da Associação dos Feirantes de Poconé, José Bento(presidente) e Dora Maria, fizeram a assinatura do Termo de Cessão de Uso das Barracas de Feira. Para eles, isso representa melhoria para o exercício de suas atividades, pois dará uma melhor visibilidade, organização e, acima de tudo, mais dignidade e qualidade para o atendimento da população.

“São barracas padronizadas, reforçadas, com um balcão maior para exposição e venda dos nossos produtos. Sem dúvidas nenhuma, isso representa uma grande conquista para o nosso trabalho, onde estaremos com tudo mais organizado, protegidos do sol, da chuva e atendendo melhor os nossos clientes”, disse o presidente da Associação dos Feirantes, José Bento.

Segundo o secretário estadual de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários, Corgesio Albuquerque, a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Poconé, com a contribuição das bancadas estadual e federal de Mato Grosso, são fundamentais para a busca de melhorias para o homem do campo.

“Essa parceria mostra que hoje, realmente, existe uma grande preocupação em reorganizar o setor da Agricultura Familiar e dar mais condições para que os pequenos produtores possam cultivar e comercializar seus produtos. Nós não podemos imaginar que um estado tão grande e rico, como o nosso, possa trazer alimentos de outros estados sendo que temos este potencial imenso em nossa região”, frisou o secretário.

Na oportunidade, também foram entregues 150 cartões Pró-Família para atendimento de famílias com baixa renda do município.

As emendas que beneficiaram o município de Poconé, neste ato, foram destinadas pelo senador da República, José Medeiros e pelos deputados Fábio Garcia (federal) e Saturnino Masson (estadual).

“Estas entregas são frutos de articulações, onde conseguimos firmar parcerias com o Governo do Estado, com os nossos senadores, deputados estaduais e federais e Câmara Municipal de Vereadores, sempre buscando melhorias, e aqui está o resultado. Vai melhorar a vida dos pequenos produtores rurais, dos feirantes e das famílias contempladas com o cartão Pró-Família. E queremos reforçar que ainda teremos mais benefícios que virão para melhorar a qualidade de vida de cada cidadão poconeano, bem como, a infraestrutura e a economia de nossa cidade”, finalizou o prefeito Tatá Amaral.

Comentários