CIDADES ▸ ANUNCIO

Prefeitura de Livramento não irá realizar o Carnaval Banana-folia 2019

A Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento informou nesta manhã de quinta-feira (07.02), que o município deixará de realizar o Carnaval Banana-folia 2019. A verba pública que seria destinada na folia de momo será usada na conclusão da capela mortuária, serviço de tapa-buracos e construção de pontos de ônibus na cidade. Pelas ruas da cidade também é fácil ouvir as pessoas reclamarem por excessos cometidos por alguns foliões durante o carnaval.

A capela mortuária está praticamente pronta, mas faltam móveis e utensílios para ser inaugurada e entregue a população. Dessa feita, o dinheiro que seria gasto com o carnaval será aplicado na aquisição de aparelhos de ar-condicionado, bebedouros, poltronas, e outras coisas mais que serão usadas no espaço acolhedor no momento de dor das famílias em ocasião de se velar um ente querido. A Prefeitura é ciente que nessa hora de consternação, tem que se propor pelo menos o mínimo de conforto naquele espaço. A aquisição dos equipamentos deve acontecer ainda no primeiro semestre deste ano.

É fato notar as ruas da cidade contendo dezenas de buracos causados pela erosão natural da idade do asfalto, e pelo período chuvoso que ora atravessa. Sendo assim, o serviço de tapa-buracos requer urgência, e esse serviço também tem previsão para acontecer nos próximos dias, e assim garantir melhor trafegabilidades tanto a pedestres quanto a veículos.

Bem sabemos que desde o ano passado, por meio da Prefeitura junto ao Consórcio Metropolitano de Transportes, se conseguiu transporte intermunicipal da cidade livramentense até a capital, Cuiabá, com horários a pedidos da população e com preços mais acessíveis. Com certeza, esta foi uma grande conquista da comunidade, mas faltam pontos de ônibus adequados para que os usuários possam aguardar o transporte protegido das chuvas e do forte calor que faz em nossa região.

É bom frisar, que mesmo agindo pela decisão do cancelamento do carnaval, o prefeito municipal Silmar de Souza não descarta para o próximo ano, a Prefeitura selecionar empresas interessadas em apoiar ações do carnaval 2020.

O prefeito Souza disse se sentir muito triste pela eventualidade do cancelamento momentâneo de uma das festas mais querida dos livramentenses, e tão tradicional na Baixada Cuiabana, mas que vai aproveitar o recurso que seria destinado à festa, para resolver parte dos problemas da cidade, principalmente neste momento de crise.

O prefeito acredita que a população entenderá essa decisão como sendo a mais sensata e correta. Aliás, vários municípios brasileiros já tomaram essa iniciativa. Tem cidade que já vai pro seu segundo ou terceiro ano consecutivo com o cancelamento do carnaval. A medida vem sendo tomada devido aos cortes orçamentários e os repasses dos Governos Federal e Estadual. Pois, é notório de todos que Livramento vive quase que exclusivamente dos repasses e transferências obrigatórias do Estado e União, que limita a fazer poucos investimentos diários e honrar com o pagamento da folha de pessoal e fornecedores.

Vale ainda ressaltar que parte dos vereadores pediu pelo cancelamento da festa de momo a fim de resguardar recursos para investir em áreas como saúde, educação e infraestrutura prioridades no município.

Diante dos argumentos expostos, “a Prefeitura Municipal espera a compreensão de todos, pois é sabido que maior do que a vontade em realizar uma grande festa, é a responsabilidade da Administração Pública Municipal em se pautar na defesa dos interesses da população local.”

Comentários