POLÍTICA ▸ POCONÉ

Prefeito reúne equipes para alinhamento dos atendimentos na saúde de Poconé

Na manhã desta segunda-feira (11/03), no auditório Armando Quinto de Souza (anexo a sede da Secretaria Municipal de Saúde), o prefeito Tatá Amaral (PR), junto com a secretária municipal de Saúde, Ilma Regina Figueiredo, reuniu com médicos, enfermeiros, dentistas e demais profissionais da área de todas as unidades de saúde do município de Poconé (104 km de Cuiabá-MT).

O objetivo foi discutir os avanços das ações realizadas pelo Poder Executivo Municipal, através da Secretaria de Saúde, e buscar o melhoramento da sintonia entre os profissionais para levar as informações de forma precisa a população no tocante as normativas dos atendimentos clínicos, dentre outros.

Poconé possui 08 Unidades Básicas de Saúde (postos de saúde), sendo duas no meio rural (distritos de Chumbo e Cangas), um Pronto Atendimento Médico (PAM), um Centro de Reabilitação e Especialidades Médicas (CEM), além do Laboratório Municipal e do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS).

Hoje o município atende várias especialidades com profissionais como Neurologista Adulto e Infantil, Fisioterapeuta, Cardiologista, Ortopedista, Fonoaudiólogo, Psiquiatra, Psicólogo Adulto e Infantil, Nutricionista, além de Cirurgião Geral, Ginecologista (laqueadura e cirurgia ginecológica - GEO) e, dentro de poucos dias, estará atendendo com oftalmologista.

O município também conta com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) que é uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento (psicóloga, fonoaudióloga, fisioterapeuta, nutricionista e assistente social), que atuam de maneira integrada e apoiando os profissionais das Equipes Saúde da Família, das Equipes de Atenção Básica para populações específicas, compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios sob responsabilidade.

Durante a reunião foram apresentadas as logísticas em relação a farmácia, onde muitos usuários ainda insistem em procurar os medicamentos que são disponibilizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde), gratuitamente, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), sendo que, os mesmos só podem ser retirados na Farmácia Municipal, localizada na rua Padre Manoel Francisco (ao lado da UBS – Central), no centro da cidade.

A Farmácia Municipal de Poconé conta com mais de 110 tipos de medicamentos para serem distribuídos, gratuitamente, aos usuários do SUS que precisam de tratamento para doenças como asma, hipertensão, osteoporose, glaucoma, rinite e diabetes. Além disso, também estão disponibilizados os insumos como aparelho de glicose, fitas de glicemia, lancetas, dentre outros.

Em relação aos exames laboratoriais, o Laboratório Municipal, localizado na avenida Generoso Ponce, próximo a Secretaria Municipal de Saúde, realiza mais de 200 exames diários, dentre eles: exames especializados hormonais, sorologias para infecções sexualmente transmissíveis, gestacionais, cardíacos, acompanhamento de anemias, dosagens de vitaminas, eletrólitos corporais, período gestacional, entre outros.

Também são realizados, rotineiramente, exames como: hemogramas, dosagens das funções renais, hepáticas, colesterol, acompanhamento diabético, pré e pós-operatórios, compatibilidade gestacional, tipagens sanguíneas, coleta domiciliar em pacientes acamados, além dos atendimentos em todas as unidades básicas do município, PAM, agência transfusional, comunidades rurais e indígenas da região.

O laboratório conta com equipamento de qualidade para realização de exames também oferece coleta de materiais biológicos para exames de sangue, urina, fezes, escarro, linfa, raspado de lesão, assim como também a realização de exames de hanseníase, tuberculose e leishmaniose, exames de sorologias para diagnósticos de dengue, zika e chikungunya.

O Horário de atendimento das UBS’s, do CAPS, do CEM, do Laboratório (nas quintas-feiras no meio rural) e da Farmácia Municipal é das 07h00min às 11h00min e das 13h00min às 17h00min, de segunda a sexta-feira. Já o PAM atende 24 horas de segunda a domingo.

Comentários