POLÍTICA ▸ VISITAS

Prefeito cumpre agenda de visitas e reuniões no meio rural de Poconé

No último final de semana, em cumprimento de sua agenda de compromissos, o prefeito Tatá Amaral (PR) esteve realizando visitas em comunidades rurais do município de Poconé (104 km de Cuiabá), em especial, nas localidades próximas a BR 070. Ele esteve acompanhado dos secretários Guido do Barreirinho (Desenvolvimento Agropecuário) e Daniele Assis (Meio Ambiente), do diretor de Agricultura, Luis Matheues e também do vereador Juarez Arruda (PV).

A primeira visita foi no assentamento Agroana Girau, onde ele atendeu um convite para participar de uma reunião que tinha como finalidade a prestação de contas dos recursos utilizados pela Cooperativa dos Pequenos Agricultores do Assentamento Agroana Girau (Cooperangi), através do convênio celebrado com a Fundação Banco do Brasil no dia 27  de novembro de 2017.

O diretor administrativo, Josué Miknow, e o presidente da Cooperangi, Antônio Luperini, informaram que os recursos do projeto Produção Agroecológica na Horta Agroana, num montante de R$ 215.725,60 ( duzentos e quinze mil, setecentos e vinte e cinco reais e sessenta centavos), foram empregados na aquisição de equipamentos e implementos agrícolas visando o aumento e melhoria da qualidade das frutas, verduras e legumes produzidas de maneira orgânica na região.

No polo Agroana Girau existem mais de 200 famílias residentes e a Cooperangi, que conta com 80 associados, é uma referência na Baixada Cuiabana na produção orgânica de hortifrútis granjeiros, possuindo o Selo de Certificação de Produtores de Orgânicos do Instituto Chão Vivo.

A cooperativa produz cerca de 35 variedades de alimentos, através de sua horta comunitária, onde comercializa  na capital, na feira da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e também na merenda escolar do município.

Para obter êxito em firmar o convênio com a Fundação Banco do Brasil, a Cooperangi contou com as parcerias do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), da Arca Multincubadora, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Prefeitura de Poconé, com suporte das secretarias de Meio Ambiente e da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário Rural e Urbano.

Também numa parceria com a Prefeitura de Poconé e com a Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER), a Cooperangi desenvolve no assentamento Agroana o “Projeto Buscapé”, que visa fomentar a atividade da apicultura, onde, por exemplo, o senhor Bento Adonias já adquiriu 30 caixas-abelhas para produzir, aproximadamente, 5 litros de mel em cada uma.

Na oportunidade, o prefeito Tatá Amaral apresentou os 02 novos caminhões entregues pelo Governo do Estado ao município de Poconé, por meio do Seaf, adquiridos com recursos oriundos de emendas parlamentares das bancadas estadual e federal, no caso do trator e dos caminhões de Poconé, de autoria do deputado federal Fábio Garcia.

O chefe do Poder Executivo Municipal ainda destacou a aquisição de 50 bancas de feira e mais um mini-trator para fortalecimento da Agricultura Familiar.

Ele deixou a disposição dos pequenos produtores rurais do assentamento, um trator LS 50 para ajudar no preparo da terra e demais serviços necessários, além de garantir o apoio no transporte dos produtos através dos novos caminhões.

Comentários