NACIONAL ▸ RIO DE JANEIRO

PF cumpre mandados de prisão contra quadrilha que explode caixas eletrônicos

Uma operação da Polícia Federal (PF), Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Civil cumpre 10 mandados de prisão preventiva contra uma quadrilha que explode caixas eletrônicos. Sete deles são cumpridos em Angra dos Reis, na Região da Costa Verde, que tem sido frequente alvo dos criminosos. Bando tem ligação com as facções Comando Vermelho e Primeiro Comando da Capital (PCC), diz denúncia do MPF. Ação acontece no contexto da uma megaoperação das forças de segurança contra o tráfico ocorre na cidade e as Forças Armadas dão apoio à Operação Crepitus. 

Os outros mandados de prisão são cumpridos na capital fluminense, em Seropédica, na Baixada, e em Pardinho, município de São Paulo. A ação é um desdobramento da Operação Dillinger, de 2016, para desarticular a quadrilha que pratica roubos com explosivos em agências bancárias na Costa Verde e adjacências. A nova etapa surgiu após a investigação do roubo da agência do Banco do Brasil e da tentativa frustrada de roubo na Caixa Econômica Federal, ambas em Paraty, em março deste ano, nas quais foram usadas explosivos. Procurada, a assessoria de imprensa da Polícia Federal disse que não divulgaria se houve presos ou apreensões na ação desta quinta-feira.

A investigação apontou, segundo o MPF, que a organização criminosa possui duas células, com atividades autônomas, sendo a primeira dedicada à prática de roubos a caixas eletrônicos e a segunda de associação ao tráfico de drogas e delitos correlatos, que são responsáveis pela segurança, esconderijo e encobertamento dos crimes. Os criminosos são ligados ao Comando Vermelho e com o Primeiro Comando da Capita, (PCC), de acordo com a denúncia.

Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. Os envolvidos já são alvos de ação penal e respondem pelos crimes organização criminosa, roubo, incêndio, explosão, posse e/ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e posse e/ou porte ilegal de artefato explosivo ou incendiário. Crepitus é uma palavra de origem latina que faz referência a explosão.

Comentários