CIDADES ▸ PESQUISA

Pesquisadores da Empaer visitam o assentamento Agroana Girau na cidade de Poconé

Os pesquisadores da Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural), Marilene de Moura Alves, P.h.D, e João Bosco Pereira, biólogo, visitaram no dia 25/01 a comunidade de Agroana Girau, no município de Poconé. O objetivo foi dar continuidade ao projeto de instalação de uma unidade de sistema agrossilvopastoril com a criação de ovinos deslanados da raça Santa Inês. Os resultados serão avaliados e posteriormente, sendo exitosos, deverão ser replicados para agricultores familiares em regiões com condições ambientais semelhantes aos dessa comunidade.

A pesquisadora Marilene afirma que o projeto está em andamento, com a previsão de encerramento para novembro de 2018. Os recursos, oriundos da FAPEMAT (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso), são gerenciados pela Fundaper (Fundação de Amparo à Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Mato Grosso). Segundo Marilene, as instalações do projeto e os cuidados com os ovinos que atualmente são em um número de 14 cabeças, estão sob a responsabilidade do produtor rural Sr. Bento Adonias do Nascimento e sua esposa, Dona Maria Damiana de Souza do Nascimento.

O Sr. Bento esclareceu que dentre as 78 famílias que fazem parte do grupo do projeto, somente 12 serão inicialmente beneficiadas diretas do projeto, recebendo um casal de ovinos para iniciar a criação em suas propriedades. Também serão beneficiados com 1 ha de pastagem para ovinos, que será implantado em sistema agroflorestal, utilizando além de gramíneas, plantas como caju (Anacardium occidentale), pequi (Caryocar brasiliense), tamarindo (Tamarindus indica), cumbaru (Dipteryx alata), aroeira (Myracrodruon urundeuva), ipê (Tabebuia chysotricha) e eucalipto(Eucalyptus grandis), o que irá auxiliar na diversificação da propriedade rural, aumentando a renda e o emprego e melhorando as condições econômicas e sociais dos beneficiários diretos e também as condições ambientais das propriedades, uma vez que serão utilizadas áreas já abertas para a criação dos ovinos.

Comentários