POLÍTICA ▸ ABSURDO

No Whats, presidente da AL enquadra ex-deputado e o obriga devolver carro em MT

Uma “discussão ríspida”, ocorrida entre o ex-deputado estadual Daltinho (Patriota), e a deputada estadual e presidente em exercício da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT), Janaína Riva (MDB), mostrou que anda faltando diplomacia na relação entre os parlamentares quando não estão em frente às câmeras de televisão, e nem discursando na tribuna do Poder Legislativo Estadual.

De acordo com uma reportagem da TV Centro América, que foi ao ar no MT TV 1ª edição desta quinta-feira (9), Daltinho e Janaína Riva discutiam num grupo de WhatsApp sobre o uso de caminhonetes, locadas pelo Poder Legislativo Estadual, por parlamentares de Mato Grosso que já deixaram o mandato – caso de Daltinho. Segundo ele, o presidente licenciado da AL-MT, Eduardo Botelho (DEM), o autorizou a utilizar o veículo na fase da “transição” entre as legislaturas, em fevereiro de 2019.

Daltinho deixou claro na conversa que não gostou de uma suposta “cobrança” feita por Janaína Riva para a devolução da caminhonete, revelando, inclusive, que “mandou à PQP” uma jornalista (não identificada) que o abordou sobre o assunto. O ex-deputado também admitiu ter medo de alguma ação do Ministério Público do Estado (MP-MT).

“Deputada Janaína Riva acontece que está na mídia que eu estou com veículo da AL até agora e fui cobrado por você a devolver; realmente fiquei alguns dias a mais até chegar o carro que comprei particularmente, mas isso ocorreu após meu pedido e autorização do presidente Botelho. Penso que você deveria nos livrar desse desgaste. Ontem já mandei uma jornalista a PQP. Amanhã o MP pode vir, e daí?... E outra eu nunca fui cobrado por você, peço que esclareça esse detalhe”, alertou Daltinho.

Janaína Riva, que exerce a presidência da AL durante licença de Botelho, respondeu ao ex-colega de parlamento que nunca citou o nome dele como um dos deputados que estariam utilizando veículos do Poder Legislativo, mesmo sem mandato. Curiosamente, entretanto, foi a própria Janaína Riva, durante uma entrevista à TV Centro América, que revelou o uso das caminhonetes pelos ex-deputados estaduais (sem no entanto citar seus nomes).

Além de Daltinho, os ex-parlamentares Mauro Savi e Gilmar Fabris também estariam na posse dos bens, que são alugados. “Eu esclareci, pode ver que eu falei isso na entrevista e NUNCA citei vocês e não citaria, assim como os secretários da mesa. O que aconteceu é que um secretário foi gravado sem saber. E como eu não tinha falado o seu nome, não tinha como falar que você devolveu, pq ninguém ouviu da minha boca que estava com você. Não está correto?”, respondeu Riva.

O ex-deputado estadual revelou ainda na conversa de WhatsAPP que nunca foi cobrado por Janaína Riva para devolver o veículo – fato que torna questionável as intenções da “denúncia” feita pela própria parlamentar em frente às câmeras da TV Centro América (lembrando, é claro, que ela não citou nomes, como a própria parlamentar disse a Daltinho).

A reportagem da TV Centro América também conversou com Daltinho por telefone, que se queixou de que, após a “rusga” com a presidente em exercício da AL-MT, foi “excluído” do grupo de WhatsApp.

Comentários