MUNDO ▸ OPERAÇÃO

México e Estados Unidos anunciam plano bilionário para conter migração

Os Estados Unidos e o México selaram um programa de cooperação bilateral que contempla um investimento bilionário no sul mexicano e nos países da América Central. O plano visa impulsionar o progresso e frear a migração, anunciou o ministro do Exterior mexicano, Marcelo Ebrard, na terça-feira (18).

Washington planeja investir cerca de 5,8 bilhões de dólares em crescimento econômico e reformas em Guatemala, Honduras e El Salvador. Outros 4,8 bilhões de dólares estão destinados a investimentos no sul do México, segundo explicações dadas por Ebrard.

Os dois Estados buscam combater a migração de centro-americanos e moradores do sul mexicano. Além disso, está programada para o fim de janeiro uma reunião bilateral sobre migração, de acordo com os ministérios de Relações Exteriores de ambos os países.

Países da América Central também assinaram plano para conter migração.

"O México e os Estados Unidos vão liderar o trabalho com parceiros regionais e internacionais para construir uma América Central mais próspera e segura, e assim abordar as causas subjacentes da migração", afirmou Ebrard. Além disso, os dois países continuarão a colaborar com os setores privados de seus países e com os bancos multilaterais de desenvolvimento para promover investimentos.

Comentários