ECONOMIA ▸ EMPREGO

Mais de 4 mil em Mato Grosso conquistaram emprego em 2019

Mais de quatro mil cidadãos mato-grossenses conseguiram emprego este ano por meio do Sistema Nacional de Empregos (Sine-MT), que é vinculado  à Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc). Segundo levantamento realizado pela Superintendência de Apoio ao Trabalhador, nos últimos dois anos (2017 e 2018) a intermediação de mão de obra beneficiou aproximadamente 36 mil trabalhadores, em uma média de 18 mil empregos ocupados a cada ano.

O Sine-MT é um órgão que capta, registra vagas de trabalho e cruza esses dados com o perfil dos trabalhadores cadastrados de acordo com a demanda dos empregadores por meio de uma parceria. A partir desse processo os trabalhadores são convocados e encaminhados para as entrevistas de emprego.

Formada em administração de empresas, Danielle Gharib Vieira, 28 anos, foi uma das candidatas que conseguiu a recolocação no mercado de trabalho neste período. A empresa em qual trabalhava, entrou em falência e por esse motivo foi dispensada. Ela conta que, desempregada, procurou o posto do Sine, localizado em Cuiabá, em busca de uma oportunidade de trabalho.

“Chegando à unidade eu me cadastrei no banco de dados e após cinco meses, consegui a vaga de emprego em uma associação. Acho ótimo o trabalho desenvolvido pelo Sine, porque oferece várias vagas e podemos escolher quais nos interessam e que se adequam melhor ao nosso perfil”, disse a jovem.

O serviço também beneficia o trabalhador. Há mais de seis anos, a empresa Brindes Excelentes em Cuiabá contrata trabalhadores por intermédio do Sine. Para a empresária Arlinda Augusto de Oliveira, a parceria beneficia a todos, alcançando resultados positivos. “Sempre utilizamos o Sine para contratação porque não precisamos nos preocupar. O encaminhamento é de acordo com o perfil solicitado. Isso é excelente, pois traz celeridade ao nosso trabalho. Todos ficam satisfeitos”, ressaltou.

Comentários