MUNDO ▸ ELEIÇÕES 2018

Há 15 anos no poder, Erdogan é reeleito como presidente da Turquia

Recep Tayyip Erdogan, que está há 15 anos no poder, foi reeleito em primeiro turno presidente na Turquia na eleição presidencial deste domingo (24). Ele ficará mais cinco anos no poder.

A apuração ainda está em andamento. Com 99% dos votos contados na eleição presidencial, Erdogan tinha 52,5% dos votos, de acordo com a agência oficial turca Anadolu. Os adversários inclusive já aceitaram a derrota.

Pouco depois da vitória, Erdogan, o líder mais popular da história recente da Turquia, afirmou que irá começar a trabalhar imediatamente para cumprir as promessas de campanha.

"É hora de focar no futuro do nosso país, deixando de lado as tensões do período de eleições" , disse em pronunciamento.

Erdogan também disse que irá continuar "deixando terras sírias livres, para que 'nossos convidados' possam ir para a casa de forma segura".

Mais poderes:

O resultado das eleições é especialmente importante para a Turquia, já que o vencedor tem agora poderes reforçados após o referendo de abril de 2017 convocado pelo próprio após o fracassado golpe de julho de 2016.

Comentários