CIDADES ▸ PRODUTOR RURAL

Governo entrega 311 bancas padronizadas e equipamentos para 23 municípios

Toda semana Neide Fernandes Silva sai de Alto Paraguai e viaja até Várzea Grande para vender na Central de Comercialização José Carlos Guimarães os alimentos que produz em seu sítio. Faz 12 anos que a feirante percorre esse mesmo trajeto e nem a distancia de aproximadamente 150 km tira o sorriso no rosto da senhora, de 60 anos. A feirante está entre as centenas de produtores rurais de Cuiabá, Várzea Grande e Chapada dos Guimarães que receberam bancas do governo do Estado. Também foram entregues tratores, implementos e veículos em um investimento de mais de R$ 2 milhões.

Antes de sair para Várzea Grande, na madrugada de sexta-feira, dona Neide recolhe os alimentos cultivados por produtores de 11 assentamentos e traz os produtos para vender junto com os seus. Na segunda-feira ela volta para a rotina de pequena agricultora em Alto Paraguai. “No assentamento somos como uma família. Quando venho trago a mandioca de um, a farinha de outro, a banha de um outro assentamento, a rapadura de um vizinho. Tudo para vender junto com frutas, como a laranja e limão, que vem do meu sitio. Então não está ajudando só eu, mas muita gente de minha região. É muito bom o governo se interessar pela agricultura familiar”.

Essa foi a maior entrega de bancas já realizada pelo governo de Mato Grosso. A solenidade coordenada pela Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf), foi nesta sexta-feira (09.02) na Central de Comercialização de  Várzea Grande. Além das 311 bancas padronizadas também foram entregues  sete picapes e 16 patrulhas mecanizadas para apoiar as secretarias municipais de agricultura, associações e cooperativas de 23 municípios.

 

O Governador Pedro Taques agradeceu aos produtores rurais, presidentes de cooperativas, secretários de agricultura e prefeitos presente ao evento e também ao deputado federal, Fábio Garcia, que por meio de emendas possibilitou parte dos equipamentos doados. “Nós já distribuímos mais de 500 resfriadores de leite, mais de 250 patrulhas para a agricultura familiar e agora esse projeto de feira com a distribuição destas barracas. É um projeto muito importante para o pequeno agricultor e que favorece toda sociedade”, ressaltou o governador.

Pró-Feiras

O programa contemplado, Pró-Feiras, tem como objetivo fomentar a comercialização de produtos da agricultura familiar. O objetivo da Seaf é ampliar para outros municípios a entrega de bancas personalizadas. "Março tem mais entrega para os pequenos agricultores, o governo não para. Hoje é um dia de alegria, são mais de R$15 milhões de equipamentos chegando lá na ponta para melhorar a vida do homem do campo. De uma vez por todas chegou a hora e a vez da agricultura familiar que continua as entregas mesmo no momento de crise”, destacou o secretário Suelme Fernandes.

Comentários