ESPORTES ▸ ATLETAS

Gaúchas, amigas e medalhistas! Duda se inspira em Mayra para chegar ao pódio olímpico no judô

São 10 anos entre o nascimento de uma e de outra. E, de cara, essa parece ser a única grande diferença. Uma nasceu em 1991 e a outra, em 2001. Ambas no Rio Grande do Sul. E, agora, as duas também são medalhistas olímpicas. A gaúcha mais nova, de Canoas, chama-se Eduarda Rosa Vaz, ou apenas Duda Vaz, como gosta de ser chamada. Ela conquistou nesta terça-feira (9) a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires. E logo após a conquista recebeu de presente um vídeo de quem ela considera ser sua grande ídolo, a também judoca Mayra Aguiar.

- Fico muito feliz vendo a categoria conquistando medalha mundo afora, uma menina tão jovem ganhando uma medalha tão importante. Estou torcendo muito por ti – disse a porto-alegrense de 27 anos.

Mayra tem duas medalhas olímpicas, coincidentemente dois bronzes, em Londres 2012 e Rio 2016. Medalhas da mesma cor e na mesma categoria, até 78kg. E aqui vale uma explicação, pois Duda pesa 69kg, luta na categoria até 70kg, portanto. Mas nos Jogos da Juventude são apenas quatro categorias de peso, e não oito como na Olimpíada. Sobrou para Duda pegar rivais mais pesadas, e mesmo assim conquistar uma medalha. Por enquanto, porém, ela pretende continuar lutando no seu atual peso, sem rivalizar com a judoca que a inspira.

- Além de ser minha ídolo, te considero uma amiga também. Pude te ajudar na preparação para o Mundial (deste ano), espero ter te ajudado e contribuido. Pode ter certeza que tu me inspira muito e quero chegar onde tu chegou e ir além respondeu, também em vídeo, a gaúcha de 17 anos.

Mayra também brilhou logo cedo. Aos 16 anos já estava conquistando medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos do Rio 2007. Adivinha em qual categoria: até 70 kg, a mesma de Duda hoje. Três anos depois ganhava sua primeira de cinco medalhas em Mundiais, sendo dois ouros. Ou seja, se Duda está dizendo que pretende chegar onde sua ídolo e amiga chegou, e além, é porque o desejo é ir muito alto muito.

Comentários