CIDADES ▸ FRIO

Frente fria volta a atingir Cuiabá e temperatura despenca; Chapada 11º

O fim de semana deve ser de frio e neblina em Cuiabá, Várzea Grande e também em Chapada dos Guimarães, onde a temperatura pode chegar à mínima de 11 graus, conforme aponta o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A quinta-feira (7) amanheceu nublada, com neblina e garoa fina. A temperatura às 6h era de 15 graus. 

De acordo com as previsões, na próxima sexta-feira (08), Cuiabá deve amanhecer com neblina e o céu permanece nublado, com a estimativa de temperaura mínima de 16 graus e máxima de 26 graus. Pode ocorrer garoa fina durante todo o dia.

No sábado (09), as temperaturas devem permanecer amenas, com a mínima de 18 e a máxima de 29 graus. O céu pode ficar parcialmente nublado durante todo o dia.

No domingo (10), os termômetros devem voltar a marcar altas temperaturas. A mínima prevista é de 21 graus e a máxima é de 30 graus. Pode ocorrer pancadas de chuva durante o dia.

Na próxima semana o calor deve voltar. A temperatura mínima prevista para segunda-feira é de 20 graus e a máxima é de 29 graus.

Chapada dos Guimarães  

Em Chapada dos Guimarães (65 km de Cuiabá), onde o clima costuma ser mais frio do que na Capital, o céu fica completamente nublado, com ventos moderados. A umidade relativa do ar permanece em 90%.

Na sexta-feira, os termômetros podem marcar a mínima de 11 graus e a máxima prevista para a tarde deve ser de 24 graus, com garoa durante todo o dia.

No sábado, o frio continua intenso, com a mínima de 11 graus e a máxima de 25 graus. O céu ficará nublado com garoa fina.

No domingo, o frio fica menos intenso com o aumento da temperatura mínima para 15 graus a máxima de 25 graus. Pode haver pancadas de chuvas durante todo o dia.

Clima de inverno 

O inverno brasileiro está previsto para iniciar no dia 21 de junho e segue até 22 de setembro, mas as massas de ar frio começaram a avançar sobre Mato Grosso ainda no mês de maio, que no dia 12 registrou a menor temperatura do ano na Capital, quando os termômetros marcaram mínima de 12 graus.

No último final de semana (1º) o frio voltou a atingir diversas cidades do Estado. Em Cuiabá, os termômetros marcaram 16 graus durante a madrugada.

Comentários