ESPORTES ▸ MATEMÁTICA

Flamengo já poderá classificar na Libertadores se vencer todos seus jogos em casa

Depois de um domingo de folga, o Flamengo começa a semana com o foco de volta para a Libertadores. Após estrear com vitória em cima do San José na Bolívia, o time terá pela frente agora uma sequência de três jogos seguidos em casa – uma peculiaridade da tabela desse ano para um clube de cada grupo, entre eles os também brasileiros Internacional e Athletico-PR.

O Rubro-Negro inicia a série no Maracanã nesta quarta-feira, contra a LDU, do Equador, com mais de 45 mil ingressos vendidos para a partida às 21h45 (de Brasília). Depois, recebe o Peñarol, do Uruguai, em 3 de abril e reencontra os bolivianos do San José no dia 11. E os torcedores estão otimistas em garantir a classificação antecipada esse ano, sem ter que sofrer até a última rodada.

– É o nosso objetivo jogando em casa, sem dúvida nenhuma, vencer. E acredito que é possível. Sabíamos disso antes de entrar em campo (na estreia), até por isso foi uma vitória ainda mais importante. Nosso objetivo agora é, dentro de casa, diante dos nossos torcedores, conseguir essas vitórias – afirmou Diego após o triunfo em Oruro, na Bolívia.

Se fizer a trinca no Maracanã, o Flamengo chegará a 12 pontos no Grupo D. Mas será suficiente para garantir matematicamente a classificação antecipada, sem precisar pontuar nos últimos dois jogos fora de casa? O GloboEsporte.com foi atrás dos matemáticos para saber. Tristão Garcia explicou que as três vitórias ainda não significam a vaga matematicamente, mas ele apostaria na classificação:

– Quadrangulares ida e volta tipo fase de grupos de Libertadores e Liga dos Campeões começam com 36 pontos em jogo. Logo, é possível, a princípio, ter um saco de pancadas que perca todos. Se isso acontecer, os outros três terão duas vitórias. Acontecendo de esses clubes se entredevorarem com duas vitórias e duas derrotas, todos terminarão com 12 pontos. O desempate será no saldo, gols-pró ou no critério do gol fora. Resumindo, o Flamengo para ter certeza que classifica com três vitórias em casa precisa que haja algum empate no grupo. Agora, mesmo com apenas um jogo, eu afirmo: se vencer os três, estará classificado. Não é uma afirmação matemática, mas é estática.

Comentários