CIDADES ▸ MEDICAMENTOS

Farmácia Municipal divulga números de atendimentos no mês de maio em Poconé

Nesta semana, a farmacêutica responsável pela Farmácia Municipal, Drª Daniele Cristiane Giroldo, divulgou os números dos pacientes atendidos através do Sistema Nacional da Gestão Farmacêutica com a “entrega gratuita de medicamentos” mediante receitas médicas em Poconé (104 km de Cuiabá-MT).

Do dia 01 a 31 de maio, a Farmácia Municipal atendeu 450 usuários do SUS, sendo 403 somente do município e os demais de outras regiões (cumprindo a Lei nº 8.080/90 que regulamenta a medicação como um direito de todos e dever do Estado). Ainda em relação ao mês de maio, ao girar o sistema com cadastro SMS, a qual encontram-se insumos, correlatos, cadastrados, nota-se que foram atendidos 169 usuários de medicamentos, o que, juntos, totalizam 619 atendimentos computadorizados em Poconé.

A Farmácia Municipal de Poconé conta com mais de 100 tipos de medicamentos para serem distribuídos gratuitamente aos usuários do SUS que precisam de tratamento para doenças como asma, hipertensão, osteoporose, glaucoma, rinite e diabetes. Além disso, também estão disponibilizados os insumos como aparelho de glicose, fitas de glicemia, lancetas, dentre outros.

A Farmácia Municipal de Poconé funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 11h e das 13h às 17h, na Rua Padre Manoel Francisco, Centro (ao lado da UBS – Central) e o telefone é o (65) 3345 – 3020.

CRITÉRIOS PARA RETIRADA DOS MEDICAMENTOS:

1 -  Estar com a receita médica dentro do prazo de validade (medicação contínua são 06 meses, antibióticos 07 dias e controle especial, 30 dias);

2 - Ter o Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS) e documento de identidade em mãos. O cidadão que ainda não possui o cartão pode fazer um pré-cadastro e gerar um protocolo de atendimento no Portal Saúde do Cidadão. Em Poconé, os usuários podem gerar o seu cartão na sede da Secretaria Municipal de Saúde (avenida Dom Aquino, próximo ao hospital)

3 - Comparecer até a Farmácia Municipal, munido do cartão SUS, documento de identificação e a receita médica (SUS ou particular) e solicite a medicação. Pode ser retirada pelo usuário ou responsável legal (com apresentação da carteira de identidade).

FARMÁCIA POPULAR

No programa, o cidadão tem acesso a medicamentos dispensados nos estabelecimentos particulares credenciados no Farmácia Popular. Segundo o Ministério da Saúde, são disponibilizados 42 produtos, sendo “26 gratuitamente” e o restante com descontos que chegam até 90%.

Em Poconé as farmácias conveniadas são a Boa Saúde (Praça da Matriz, em frente a prefeitura e a Drogaria Marques (avenida Aníbal de Toledo).

Acesse este link e confira a lista de medicamentos disponíveis na Farmácia Municipal de Poconé.

Comentários