CIDADES ▸ ATENDIMENTO

Farmácia Municipal atendeu mais de 6 mil usuários na cidade de Poconé

Visando à garantia do acesso e o uso racional de medicamentos, assim como o aprimoramento dos cuidados prestados pelo profissional farmacêutico que integra as diretrizes da Política Nacional de Medicamentos, surgiram as unidades de Assistência Farmacêutica (AF), também conhecidas como Farmácias Municipais.

Essas farmácias estão inseridas nas atividades prioritárias da assistência à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), por sua importância para a efetividade das demais ações e programas de saúde.

Para atender melhor os moradores e garantir a qualidade dos remédios oferecidos, além de cumprir as exigências do Conselho Regional de Farmácias (CRF), a Farmácia Municipal de Poconé (104 km de Cuiabá-MT) está funcionando, de segunda a sexta-feira, das 07h às 11h e das 13h às 17h, na Rua Padre Manoel Francisco, Centro (ao lado da UBS – Central), em um espaço confortável e arejado, onde os medicamentos são acondicionados de forma correta e a população tem mais conforto para aguardar o atendimento.

O medicamento desempenha papel fundamental, pois é um insumo essencial para a melhoria das condições de saúde da população, principalmente aqueles que fazem parte da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) e são distribuídos, gratuitamente, a população, em especial, a mais carente, sendo estes, disponibilizados pelo Ministério da Saúde.

O trabalho de reorganização feito pela Secretaria de Saúde tem obtido bons resultados, segundo informou a coordenadora e farmacêutica responsável pela Farmácia, Drª Daniele Cristiane Giroldo. Em 2018, por exemplo, foram atendidas 5.329 pessoas, das quais, 4.796 eram de Poconé.

Ainda em relação ao ano de 2018, ao girar o sistema com cadastro SMS, a qual encontram-se insumos, correlatos, cadastrados, nota-se que foram atendidos 738 usuários, sendo 614 de Poconé, o que juntos totaliza-se 6.067 atendimentos computadorizados aos usuários do SUS em Poconé.

A Farmácia Municipal de Poconé conta com mais de 110 tipos de medicamentos para serem distribuídos gratuitamente aos usuários do SUS que precisam de tratamento para doenças como asma, hipertensão, osteoporose, glaucoma, rinite e diabetes. Além disso, também estão disponibilizados os insumos como aparelho de glicose, fitas de glicemia, lancetas, dentre outros.

Drª Daniele ainda reforça que estão sendo atendidas mais de 100 receitas, diariamente, com medicamentos que fazem parte da rede e também os psicotrópicos. Além disso, ela alerta que o remédio, além de servir para tratamento, serve também como prevenção e as pessoas precisam saber como usá-los para não faltar. 

CRITÉRIOS PARA RETIRADA DOS MEDICAMENTOS:

1 -  Estar com a receita médica dentro do prazo de validade (medicação contínua são 06 meses, antibióticos 07 dias e controle especial, 30 dias);

2 - Ter o Cartão Nacional de Saúde (popularmente conhecido como Cartão SUS) e documento de identidade em mãos. O cidadão que ainda não possui o cartão pode fazer um pré-cadastro e gerar um protocolo de atendimento no Portal Saúde do Cidadão. Em Poconé, os usuários podem gerar o seu cartão na sede da Secretaria Municipal de Saúde (avenida Dom Aquino, próximo ao hospital)

3 - Comparecer até a Farmácia Municipal (Rua Padre Manoel Francisco, Centro, ao lado da UBS – Central), munido do cartão SUS, documento de identificação e a receita médica (SUS ou particular) e solicite a medicação. Pode ser retirada pelo usuário ou responsável legal (com apresentação da carteira de identidade).

Farmácia Popular

No programa, o cidadão tem acesso a medicamentos dispensados nos estabelecimentos particulares credenciados no Farmácia Popular. Segundo o Ministério da Saúde, são disponibilizados 42 produtos, sendo “26 gratuitamente” e o restante com descontos que chegam até 90%.

Em Poconé as farmácias conveniadas são a Boa Saúde (Praça da Matriz, em frente a prefeitura e a Drogaria Marques (avenida Aníbal de Toledo).

Acesse este link e confira a lista de medicamentos disponíveis na Farmácia Municipal de Poconé.

Comentários