MUNDO ▸ VISITA

Chanceler confirma presença do presidente Macri na posse de Jair Bolsonaro

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, vai comparecer à posse do presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, em 1º de janeiro. O chanceler argentino, Jorge Faurie, confirmou a viagem do chefe de governo em entrevista coletiva na Casa Rosada nesta terça-feira (4).

"Para nós, o Brasil é nosso sócio mais importante, nosso vizinho regional. A intensidade disso determina que o presidente da república [da Argentina] entenda que tenha de estar presente neste momento, como farão outros mandatários desta região", afirmou Faurie.
O chanceler também falou que Macri e Bolsonaro conversaram "duas ou três vezes". Na última, segundo ele, os dois presidentes falaram sobre a importância de fechar um acordo com do Mercosul a União Europeia.

"[O acordo] Tem um impacto de legitimação das medidas econômicas que ambos os países, e também nossos vizinhos Uruguai e Paraguai vêm tomando em suas economias, e que isso potencializaria a competitividade de nossos setores produtivos", concluiu o chanceler.

Os dois blocos negociam desde novembro um acordo de associação. Tanto UE quanto Mercosul tentam avançar nas discussões para chegar a um texto baseado em três pilares: diálogo político, cooperação e livre comércio.

Comentários