CIDADES ▸ AÇÃO SOCIAL

Campanha inicia distribuição de 100 mil cobertores aos municípios de Mato Grosso

O programa Aconchego foi lançado oficialmente, na terça-feira (09.07), no auditório Cloves Vettorato, pelo governador do Estado, Mauro Mendes, a primeira-dama, Virginia Mendes e a secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Rosamaria Carvalho. O chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, também participou da cerimônia, entre outras autoridades. No evento foram realizadas entregas simbólicas para as primeiras-damas e secretárias de ação social de diversos municípios.

No total, serão disponibilizados 100 mil cobertores aos 141 municípios, que irão beneficiar famílias que se enquadram em situação de extrema vulnerabilidade.

O governador Mauro Mendes lembrou que o sucesso da iniciativa só é possível por meio das parcerias com os municípios. “É essencial a união de esforços para ajudar quem mais precisa, o Estado sozinho não conseguiria atender a todas as demandas e se cada um fizer um pouquinho conseguiremos melhorar a vida de muitas pessoas”. 

A primeira-dama Virgínia Mendes, que desde a semana passada vem acompanhando pessoalmente a entrega de cobertores às pessoas em situação de rua, abrigos e algumas instituições que atendem pessoas carentes de Cuiabá e Várzea Grande, ressaltou a importância do afeto e da atenção para aqueles que mais precisam de ajuda. “Mais do que entregar os cobertores é importante dar atenção às famílias, levar amor, aquecer a alma. Todos precisam de ajuda financeira, mas muitos querem apenas um pouco de atenção e carinho. E o programa Aconchego é isso”. 

Durante o lançamento da Campanha, a secretária da Setasc, Rosamaria Carvalho, destacou o trabalho da equipe da Secretaria que separou os lotes de cobertores, trabalhando por três dias seguidos. “Os trabalhos da Setasc só acontecem porque temos o apoio total do governador e da primeira-dama, além dos servidores que se dedicaram completamente na realização da Campanha Aconchego”.  

Além de todo envolvimento dos servidores da Secretaria, a primeira-dama agradeceu também o efetivo da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil por terem reforçado os trabalhos de separação, organização e identificação dos cobertores.

Entrega

A retirada de todos os cobertores obedecerá a um cronograma já enviado às primeiras-damas e gestores da Assistência Social de cada município. Durante o evento foi entregue aos representantes municipais um documento informando a data para retirada das mantas. 

A primeira-dama de Poconé, Joelma Gomes, comemorou e agradeceu a iniciativa do Governo do Estado. “Vamos receber mais de quatro mil unidades para o nosso município, beneficiando uma boa parte da população carente. A data de retirada dos cobertores coincidiu com o aniversário do prefeito da cidade, Atail Marques do Amaral. É um grande presente”.  

Em nome das demais primeiras-damas, a vice-presidente da Associação para Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso e secretária Municipal de Assistência Social de Barra do Bugres, Marli Noca, disse que fomentar o trabalho em rede, em parceria com o governo estadual, é uma maneira mais eficaz para beneficiar a sociedade. “A primeira-dama Virginia Mendes desde que assumiu tem se mostrado uma parceria essencial dos municípios”, disse.

Comentários