VARIEDADES ▸ CURIOSIDADE

Cachorros conseguem assistir televisão como nós assistimos? Curiosidade

É muito comum ver o interesse dos cachorros pela televisão, principalmente, quando tem um cão na telinha. Existem milhares de vídeos divertidos na internet de cachorros entretidos com a tv.

Mas, será que os cães enxergam as imagens na televisão da mesma maneira que os humanos? Isso vai depender da televisão que você tem na sua casa.

Quando assistimos algo na tv ou no cinema, temos a impressão de que estamos vendo uma imagem contínua em movimento, mas na verdade o que estamos vendo são vários frames (quadros) individuais. Esses frames parecem ser uma mesma imagem em movimento porque nossos olhos não percebem a mudança entre uma imagem e outra.

A velocidade de mudança de um frame para outro é determinada pela taxa de frequência de pulsação. Para os humanos, essa frequência gira em torno de 50 a 60 hertz, o que significa que nós conseguimos enxergar a imagem facilmente.

Os cachorros enxergam o mundo de maneira mais rápida: a taxa de frequência de pulsação deles gira em torno de 70 a 80 hertz. Isso significa que, quando os cães assistem uma televisão de tubo que funciona numa frequência de 60 hertz, eles enxergam fotos piscando, ao invés de uma imagem contínua.

Mas a tecnologia atual permite que os cachorros vejam tv da mesma maneira que os humanos, porque as televisões de LCD, LED e Plasma trabalham com uma frequência maior, 100 hertz ou mais.

Comentários