POLÍTICA ▸ OPERAÇÃO BERERÉ

Assembleia aprova revogação da prisão do Deputado Mauro Savi

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso votou no início da noite desta terça-feira (5) o parecer feito pela Comissão de Ética da Casa de Leis, que indica a soltura do deputado estadual Mauro Savi (DEM). Ele está preso desde o dia 9 de maio, durante a deflagração da Operação Bônus, segunda fase da Operação Bereré, acusado de liderar um esquema de desvios milionários no Detran (Deparrtamento Estadual de Trânsito).

No total, foram 13 votos favoráveis, cinco abstenções e cinco ausentes. Como o Legislativo possui 24 deputados, eram necessários exatamente 13 votos para a aprovação do parecer.

Se abstiveram de votar os deputados estaduais Eduardo Botelho (DEM), Nininho (PSD), Baiano Filho (PSDB), Romoaldo Júnior (MDB) e José Domingos Fraga (PSD). Eles também foram denunciados pelo Ministério Público Estadual na mesma operação acusados de terem sido conviventes com os desvios.

Não compareceram à sessão desta noite os deputados Zeca Viana (PDT), Wilson Santos (PSDB), Valdir Barranco (PT), Dilmar Dal Bosco (DEM) e Sebastião Rezende (PSC). Conforme prometido, o presidente da AL, Eduardo Botelho, não comandou a sessão, função essa que coube ao deputado Oscar Bezerra (PSB).

Agora, o parecer pela soltura será encaminhado pela Mesa Diretora do Legislativo ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Ele será analisado pelo desembargador José Zuquim Nogueira, relator do caso. 

O magistrado havia enviado, dias após a prisão de Savi, um ofício aos representantes do sistema prisional para que não aceitasse alvará de soltura emitido pela Assembleia Legislativa. Zuquim pode rejeitar sozinho a emissão do alvará de soltura, ou submeter para apreciação do pleno do TJ o parecer da Assembleia.

 

PLACAR DOS DEPUTADOS

Dilmar Dal’Bosco – ausente 

Gilmar Fábris – sim

Wagner Ramos – sim

Eduardo Botelho – absteve

Baiano Filho – absteve 

Dr Leonardo – sim

Marcrean – sim

Max Russi - sim

Nininho –  absteve

Pedro Satélite – sim

Saturnino – sim

Sebastião Rezende – ausente 

Wancley – sim

Wilson Santos – ausente 

Guilherme Maluf – sim 

Oscar Bezerra – sim

Romoaldo Junior – sim

Silvano Amaral – sim

Zé Domingos Fraga – absteve 

Allan Kardec – sim

Janaína – sim

Zeca – ausente 

Valdir Barranco – ausente

Comentários