ECONOMIA ▸ SAFRA

Agricultores de MT começam o plantio da soja com expectativas de aumento da produção

Produtores de Mato Grosso intensificam o plantio da soja após as chuvas dos últimos dias. A expectativa é que as áreas destinadas ao plantio das variedades precoce termine até a próxima segunda-feira (24).

Em todo o estado, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a estimativa é que sejam plantados cerca de 10 milhões de hectares, 2% a mais que na safra passada.

Na região sul e sudeste, onde as chuvas alcançaram de 40 a 60 milímetros, os produtores aproveitam a umidade do solo para plantar as variedades de soja com ciclo de desenvolvimento mais curto e que proporcionam a colheita após cerca de 100 dias de plantadas.

A expectativa nessa região é de que a produção seja cerca de 30% maior que no ano passado.

“Conseguimos um bom volume de chuva para o plantio, porém, precisamos que continue chovendo para que a planta continua a se desenvolver e tenhamos boa produtividade”, disse o agrônomo, Claudinei José da Costa.

Na região norte do estado, o plantio está mais lento em razão do menor volume de chuvas. Os produtores começaram o plantio, porém, tentam cumprir o planejamento para que não haja perda de safra.

Comentários